User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

quinta-feira, julho 20, 2006

Restauração

A chamada massa.
Como restauração entende-se restaurar uma cavidade com amálgama, vulgo chumbo, ou com resina composta, vulgo massa.

A acção aparenta ser simples, "Abre-se um buraco no dente e manda-se lá pra dentro a massinha e pronto"

Huumm nem por isso é assim tão simples, senão vejamos.

A zona a restaurar tem de estar bem isolada, as resinas compostas não aderem na presença de saliva. Dai terem de usar os rolos de algodão e não se poder andar a passear com a lingua lá no sitio, correndo o risco de prejudicar a restauração.

Após se ter feito a cavidade com as brocas, o dentista vai fazer o ataque ácido, normalmente com ácido ortofosfórico. Este ataque ácido serve para variadas coisas, desmineraliza a dentina, abre os tubulos dentinários, aumenta a energia de superficie etc etc, ajuda na adesão para simplificar.
Posteriormente mete-se algo que ajuda a resina a ficar no sitio. É o sistema adesivo. Pode ser constituido por 2 tipos ou por um, em que o primer o bonding se encontram já no mesmo frasco.

Apenas após estes passos todos é que se pode começar a meter a resina composta, ou compósito, de preferência em pequenas camadas. E ao contrário do cimento das obras, a resina composta normalmente é preciso ser fotopolimerizada, ou seja, precisa de ser sujeita a uma luz para endurecer.
Após isto tudo, no fim ainda se tem de testar a oclusão do paciente, para ver se a restauração não ficou demasiado alta, e no fim o médico dentista faz o polimento da mesma.
Se for uma restauração num dente com endodontia feita, pode ser preciso meios adicionais de retenção, como um espigão por exemplo.

Parece simples restaurar um dente, não é?

posted by Kabum | 4:26 da tarde | 30 comments

quarta-feira, julho 19, 2006

A cárie dentária

A cárie dentária é provavelmente das infecções bacterianas mais prevalentes do mundo e é a principal razão da ida das pessoas a Clinica Dentária e ter um encontro de 3º grau com o tenebroso dentista. :p

A cárie dentária é inicialmente provocada pelo Streptococcus Mutans, uma bactéria que não existe na nossa boca quando nascemos e como tal...Todos fomos contagiados por alguém, quer seja pela nossa mãe quando provava a nossa papa ou sopa, ou por termos partilhado saliva de qualquer maneira com alguém.
Mães do mundo, não provem a sopa dos filhos, estão a contaminá-los desde bebés e eles terão maior probabilidade de desenvolver cáries.

A cárie dentária não se desenvolve dum dia para o outro. As bactérias podem existir mas não causam cáries imediatamente. Primeiro tem de se formar uma "pelicula aderida" de bactérias na superficie do dente e só passado dias ou horas começa o processo de desmineralização, caracteristico da cárie.
Os Streptococcus Mutans formam ácidos no seu metabolismo e diminuem o pH da zona. Quando esse pH diminui abaixo de 4 (mais ou menos este valor, depende da mineralização de cada pessoa), começa a desmineralizar o esmalte dentário e como tal, começa a criar uma cavidade. Cavidade essa também chamada, lesão de cárie.

Os primeiros sintomas que os pacientes se queixam no dentista é de sensibilidade dentária ou mesmo dor em especial ao frio. Ao lavar os dentes, ao beber água fresca, comer gelados ou algo parecido. As queixas seguintes em principio serão a alimentos quentes e posteriormente, já numa fase agravada da lesão de cárie, as queixas serão a tudo isto e também aos alimentos doces.

Como evitar as cáries?
Simples...Reduzir na frequência de ingestão de açucares (o alimento das bactérias) e escovar os dentes religiosamente após as refeições para eliminar a placa bacteriana e como tal não deixar acontecer o ciclo de acontecimentos que causam a cárie.
Não esquecer de higienizar os espaços interdentários com fio dentário. ;)

Desde modo evitam idas ao dentista e nunca irão ter uma dor de dentes!

Explicação bastante simplificada como está claro! :D

posted by Kabum | 10:07 da tarde | 9 comments