User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Medo do Dentista

Ainda há quem julgue que uma ida ao dentista é algo semelhante á figura mas desenganem-se.

Os estereótipos do dentista está muito vincado, eu mesmo tive um trauma do dentista há uns anos, mas com o passar do tempo apercebi-me que não é nada assim.

Toda gente leva anestesia e rigorosamente nada se sente...Há que ainda pense que está a meio do tratamento e já está pronta para ir para casa.
O maior problema em Dentaria, como um professor nos disse hoje, não é o nosso jeito natural para a profissão, pois isso aprende-se. Não é a qualidade dos materiais, pois com mais ou menos dificuldade tudo se consegue...
O maior problema em Dentaria é sem duvida o paciente! O paciente fala, mexe-se, tem saliva, tem sangue, é imprevisivel e mesmo sem querer dificulta o nosso trabalho mas...São os pacientes que nós tratamos e como tal temos de aprender a lidar com isso mas...
Se um paciente "normal" já nos dificulta a tarefa, o que dizer de alguém com fobia ao dentista?

E como fobia que é fobia é quase sempre irracional, vou agora mesmo entrar no vosso subconsciente e fazer-vos uma bela lavagem com lidocaina ( um dos anestésicos mais usados) na zona da fobia pra vos deixar de doer só de se sentarem na cadeira! :D Pronto, já está...A partir deste momento já não têem medo! :p

Por isso na próxima vez que forem ao dentista deixem o estereótipo e as fobias em casa...Vão ver que não vai doer nada e acreditem ou não...O dentista está lá para tratar a dor e não para vos fazer sofrer!!

posted by Kabum | 11:59 da tarde

8 Comments:

Blogger d. said...

Por acaso nunca tive medo de ir ao dentista, a primeira vez que fui era muito pequenina, ainda não sabia que era "comum" ter-se medo. E como correu tão bem nunca fiquei com medo.. ainda bem! Mas percebo o que dizes, quando se trabalha em saúde, o mais difícil não é sabermos a técnica ou os procedimentos a realizar.. é sim a imprevisibilidade do doente, nunca sabemos como ele vai reagir a isto ou àquilo... mas também acho que com a prática teremos mais facilidade em fazer com que eles se sintam seguros.
Ainda não tinha comentado neste teu novo blog, e por isso ainda não tinha dito que acho uma bela ideia e que mostra o orgulho e o gosto pela profissão que escolheste :)

10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois realmente nunca gostei de ir ao dentista é verdade que levamos anestesia e não sentimos dor mas sente-se um impressão nos dentes que me arrepia até á espinha. Já para não falar da questão de temos de estar de boca aberta horas a fio e de o dentista estar sempre a fazer perguntas ás quais é-nos muito dificil responder devido ao facto de termos aqueles tubos todos a sugarem-nos a saliva e querermos engolir e não podermos ... é uma sensação horrivel não de dor mas de incomodo.
Não que tenha nada contra os dentistas pq eles são médicos tal como os outros mas sinceramente não gosto, tal como não gosto de ir ao ginecologista :)

9:00 da manhã  
Blogger Jmn said...

Foi coisa que nunca me meteu confusão...talvez por nunca ter tido uma cárie, a dor nunca foi um factor que me afastasse da ida ao dentista. Limpar, colocar "selante"(era brasileira a moçoila).
A última vez que me aventurei pelas lides da higiene oral assistida por profissional vieram-me as lágrimas aos olhos, tal não foi a destartarização....
Mas o meu cadastro continua limpo...zero cáries :P

2:29 da manhã  
Blogger Jmn said...

Linkei-te ;)

2:37 da manhã  
Blogger Drifter said...

Eu cá nunca tive medo do dentista... Achava aborrecido ter que ir lá, mas medo nunca tive. Aliás, fiz um tratamento de ortodôncia durante vários anos, e aí, o dentista passou a ser uma parte constituinte da minha vida! :)

Gostei do blog!

11:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blog, é uma ideia mt original e acredito k te dê imenso trabalho estar p aki a relatar os teus actos clínicos... :)
Já agora, sou tua futura colega de profissão, ando no 5º ano no ISCS-Norte e estou presteeeeees a tratar o meu 1º paciente...ando super hiper mega (como diz a outra) nervosa e até chego a pensar k já n sei fazer nadinha. K medo!...
E tb me assusto c as perspectivas profissionais...tenho receio de estar a investir tanto tempo e dinheiro e no final ser apenas mais uma desempregada ou coisa parecida...
Parabéns, e bom trabalho!

8:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Angelica todos passamos pelo mesmo...
Eu borrei-me todo na primeira semana, não foi no primeiro paciente...
Confia em ti e aplica o que aprendeste anteriormente.
Se não souberes o que tas a fazer, pede ajuda...é natural!
Qualquer coisa apita colega...

12:08 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu hoje... as 10 vou ao dentista.. "apanhar " cm uma anestesia pela primeira vez... e digo vos tou a MORRER DE MEDO.. so o barulhinho da broca me faz arrepiar... :) mas quero te dar os parabeln pelo blogue.. mostra q gostas do q fazer.. parabens..

5:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home