User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

quarta-feira, julho 19, 2006

A cárie dentária

A cárie dentária é provavelmente das infecções bacterianas mais prevalentes do mundo e é a principal razão da ida das pessoas a Clinica Dentária e ter um encontro de 3º grau com o tenebroso dentista. :p

A cárie dentária é inicialmente provocada pelo Streptococcus Mutans, uma bactéria que não existe na nossa boca quando nascemos e como tal...Todos fomos contagiados por alguém, quer seja pela nossa mãe quando provava a nossa papa ou sopa, ou por termos partilhado saliva de qualquer maneira com alguém.
Mães do mundo, não provem a sopa dos filhos, estão a contaminá-los desde bebés e eles terão maior probabilidade de desenvolver cáries.

A cárie dentária não se desenvolve dum dia para o outro. As bactérias podem existir mas não causam cáries imediatamente. Primeiro tem de se formar uma "pelicula aderida" de bactérias na superficie do dente e só passado dias ou horas começa o processo de desmineralização, caracteristico da cárie.
Os Streptococcus Mutans formam ácidos no seu metabolismo e diminuem o pH da zona. Quando esse pH diminui abaixo de 4 (mais ou menos este valor, depende da mineralização de cada pessoa), começa a desmineralizar o esmalte dentário e como tal, começa a criar uma cavidade. Cavidade essa também chamada, lesão de cárie.

Os primeiros sintomas que os pacientes se queixam no dentista é de sensibilidade dentária ou mesmo dor em especial ao frio. Ao lavar os dentes, ao beber água fresca, comer gelados ou algo parecido. As queixas seguintes em principio serão a alimentos quentes e posteriormente, já numa fase agravada da lesão de cárie, as queixas serão a tudo isto e também aos alimentos doces.

Como evitar as cáries?
Simples...Reduzir na frequência de ingestão de açucares (o alimento das bactérias) e escovar os dentes religiosamente após as refeições para eliminar a placa bacteriana e como tal não deixar acontecer o ciclo de acontecimentos que causam a cárie.
Não esquecer de higienizar os espaços interdentários com fio dentário. ;)

Desde modo evitam idas ao dentista e nunca irão ter uma dor de dentes!

Explicação bastante simplificada como está claro! :D

posted by Kabum | 10:07 da tarde

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

hehe, pelos vistos a clinica on-line está de vento em popa.
Chega-lhe!

2:29 da manhã  
Blogger O-ren Ishii said...

mto fx! ha sempre coisas k é bom saber =) beijox

9:02 da tarde  
Blogger Tales da Gardunha said...

Dizem que a menina do gás é estudante de medicina dentária. Moral da história: vou provocar cáries para ela tratar.

8:18 da tarde  
Blogger Squeezy said...

logo vi que a culpa era da miha mãe

3:07 da tarde  
Blogger Ladybug said...

Olá!
Vi o teu blog e achei-lhe piada... talvez por ter estudado na mesma faculdade que tu e ter passado por tantas coisas semelhantes. Talvez por ter dado aulas nessa mesma faculdade e ver os meus alunos a passarem exactamente pelo mesmo! Talvez por ser dentista (há pouco tempo ainda, não sou cota!).
Reparei que não tens escrito... pois é, exames!! Época lixada.
Um conselho: não te atrofies com a quantidade de cadeiras este ano, fazem-se melhor do que pensas. Eu sempre pensei que fosse chumbar no 5º ano, mas no 1º semestre, quase sem dar por ela, fiz as 10 cadeiras. Não te stresses, não vale a pena... perdem-se anos de vida!
Aproveita bem a tua vida de estudante, não há melhor. [Sei que isto é o que todos dizem e que todos os estudantes não acreditam, mas é a mais pura das verdades!]
E muito boa sorte.

2:55 da manhã  
Blogger Ladybug said...

Respondi-te no meu blog. :)

1:53 da manhã  
Blogger maresia said...

O meu dentista é rabicha... mas é tão lindo, tão lindo e tão lindo que eu até gosto de ter dentes podres...

8:53 da manhã  
Blogger Unknown said...

Achei interessante a materia apesar de ser uma novata no assunto. sou estudante de odontologia,estou no segundo ano do curso, na Universidadde Federal de Goias em Brasil.

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que fera, tô no terceiro semestre de odontologia, no Amapá! gostei muito do que vi aqui, as coisas se tornam tão simples dessa maneira.
Bom trabalho!

1:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home