User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

segunda-feira, junho 26, 2006

Passos duma desvitalização

Chamada clinicamente por endodontia ou endodôncia.
Consiste basicamente em retirar a polpa do dente, tirando-lhe a vitalidade e acabando assim com possíveis focos dolorosos ou para esse dente ser usado para prótese fixa por exemplo.

Muitas pessoas têm duvidas de como se processa a desvitalização de um dente e podem ficar com receio de o fazer portanto aqui vai.

1º Passo - A anestesia! Passo mais importante de todo o tratamento, após ela a endodontia é virtualmente indolor.
2º Passo - Fazer a abertura. Passo bastante importante também, pois com brocas e turbina faz-se o acesso à camara pulpar e esse acesso tem de ser bem feito para facilitar os restantes passos e evitar iatrogenias.
3º Passo - Descobrir o comprimento de trabalho. Pode-se usar a sensibilidade de cada um, Rx periapicais ou ainda instrumentos de medição dos canais radiculares. O interesse final é descobrir que medida tem o canal que vamos instrumentar.
4º Passo - Instrumentação. É feita com pequenas limas manual ou mecanicamente, e serve basicamente para retirar a polpa, limpar e preparar o canal radicular para posteriormente ser obturado.
5º Passo - Obturação. É feita com pequenos cones de Gutta Percha ( o mais usado) e serve para selar o canal, evita a propagação de bactérias e consequentes infecções.
6º Passo - Fechar o dente. Provisória ou definitivamente.

Fácil não é? ;)

posted by Kabum | 8:57 da tarde

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olá
bem, eu estou com uma infecção num dente, e por isso estou a tomar antibiótico, para depois poder fazer a desvitalização...mas confesso que estou um pouco assustada, pois nunca fiz uma desvitalização e já me disseram que custa...poderia-me dizer se custa mais arrancar um dente ou fazer uma desvitalização?
Agradecia uma resposta urgente!:(

10:50 da tarde  
Blogger Kabum said...

Depende de caso para caso.
A desvitalização é feita sob anestesia e com o antibiotico a infecção irá desaparecer portanto não tem motivos para doer nada.
Pode dar alguma sensibilidade, mas dor não costuma.
Especialmente após extirpar o nervo.
No entanto é um procedimento que pode ser demorado, normalmente as pessoas queixam-se mais do tempo que estão na cadeira do que do procedimento em si.
As melhoras

1:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falta ai o passo mais importante: a Irrigação :P
É para isso que serve a instrumentação, para permitir que o irrigante atinja toda a dimensão do sistema de canais. A instrumentação não limpa, o que limpa é a irrigação :). Lembra-te sempre do conceito "shapping to Clean". Um abraço. PS: ainda n consegui saber quem és. Vim aqui parar por acaso. Bela página Parabens. Diogo Guerreiro

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hj desvitalizei um dente nem senti nd foi mt simples e sem dor e sintume mt melhor depois de o fazer n ha dor alguma

9:17 da tarde  
Blogger Coruja said...

great!!! Agora depois de ler como se faz a desvitalização já não sei se é boa ideia... mas afinal doi menos que arrancar um dente... bolas...

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje comecei a desvitalizar um dente, e não se sente nada, antes das pica pedi que colocassem um liquido para não sentir a agulha, depois foi esperar, enquanto a Médica me esburacava, desviei o pensamento para umas praias de águas quentes. E sinceramente, não senti nada, e tenho-me como muito sensível à dor. Vão de peito aberto que não custa nada.
Um abraço

10:00 da tarde  
Blogger Coruja said...

sim isso é muito interessante mas a realidade é que não consegui ainda marcar a consulta para desvitalização.... tenho pesadelos saber que tenho que o fazer aucht

2:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola!
Alguem me esclareca sff...
Uma vez que o dente fica "sem vida" podera vir a ter complicaçoes a longo prazo? Por exemplo cair...ou algo parecido? Ou isso so acontece se a desvitalizaoçao for mal feita?

6:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá!
Estoua tentar desvitalizar um dente há uns quantos meses, mas não sei pk ninguém consegue! já consegui chegar á faze de pôr a Gutta Percha, mas quando a Dra. me põe a gutta Percha ou cai pk é pequena ou a maior faz-me doer. ela diz que é pk a maior trespassa o sitio onde tem de ficar e faz-me doer. isto é normal?! e trespassa para onde? para o osso?! não percebo nada. o que ela me dá a entender é que tenho uma raiz larga e curta e depois as medidas da gutta percha não se adequam. há muitos anos desvitalizei o dente mesmo ao lado deste que estoua tentar desvitalizar e não houve problema algum.

Cumprimentos,

Vera

4:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pessoal, fiz uma desvitalização à 2 dias...

É assim... Sempre tive pavôr de ir a um dentista... Até mesmo fobia... Mas chegou o dia em que não havia remédio que lhe pegasse...

Então foi assim... Dores durante a desvitalização não à nenhuma... O médico vai perguntando se sentes dores, e caso sintas e ele irriga o dente directamente com anestesia... aí é sempre a abrir... lol...

O meu único problema é que pelos vistos devia sentir um ligeiro desconforto após a desvitalização, mas infelizmente não foi bem assim.... Após passar o efeito da anestesia, tive dores que considero Horríveis... Contudo no dia seguinte fui lá novamente e resolveu tirar tudo o que estava provisóriamente lá colocado.. Após ter tirado isso tudo senti um alívio enorme... Depois irrigou-me o dente com algo que não sei o nome, e voltou a tapar temporáriamente... Agora controlo a dôr apenas com Brufen durante dois dias, e já lá vou Segunda feira desvitalizar outro....

Foi a primeira vez que me mexeram nos dentes... e a meu vêr saiu-me a sorte grande com este médico...


Cumprimentos....

6:18 da manhã  
Blogger Unknown said...

Saíu-te a sorte grande? Saíste de lá com o dente infectado e saíu-te a sorte grande!?

1:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola pessoal meu nome é bobby ;D
To com uma do de dente do caralhO ja é 4:30 Da amanã e nao consigo dormii.. quando custa esse "gutta-percha" ?
Se alguem se interçar em me ajudar me adiciona no msn :
srto-perfction@hotmail.com
brigadoo.. tenho 17 moro em Uruará-Pará apenas porinquanto xD
Abraço !

6:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A massa que metem no dente, sabe mal e deita coisas para a boca, mas isso desaparece ao longo do tempo? massa temporaria

9:52 da tarde  
Blogger Filomena Oliveira said...

pois eu tenho pavor da desvitalizacao por ja me terem deixado cair 1 agulha dentro da boca. agora vou sp a outra dentista na mesma clinica que explica td e é super cuidadosa.

hj la fui para comecar a desvitalizacao de 1 dente e nao é que nao conseguiu faze-lo pelos canais serem demasiado finos :s nao dá para fazer a desvitalizacao manual e passei para outra medica que irei dentro de 15 dias para fazer a desvitalizacao de forma mecanica :s


de forma mecanica nunca fiz, alguem já fez e é mais seguro do que manualmente?

tou 1 pouco assustada.....

atenciosamente

Mena

6:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home