User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

segunda-feira, novembro 07, 2005

Endodontia time/ Resumo do F-d-s

Ehehe hoje finalmente trabalhei!
Fiz ua primeira sessão de Retratamento ( Olahh ninaa quero tratar de tiiiii eeiieee eiieee nananananaaaa :p ) canalar a um incisivo lateral e correu tudo maravilha!
A senhora volta lá para a semana para a 2a e esperemos derradeira sessão para depois ir para prótese fixa!
Era uma senhora brasileira muito simpática e já com um processo muito vasto em termos dentários, tinha cartas de envio de quase todas as cadeiras! Tinha já feito várias restaurações, andava a ser acompanhada na cadeira de Periodontologia pois tinha uma periodontite moderada ( Link para explicar o que é periodontinte, in english periodontitis).


Pequeno resumo de f-d-s...
Não fiz nada de nada e tive visitas e não é que uma das minhas visitas tinha isto:




Pois é, foi a primeira vez que vi, fora dos livros, um caso de hiperplasia gengival com origem farmacológica!
Este rapaz de 11 anos andava mal da garganta e estava a tomar um antibiótico cujo efeito secundário era precisamente este. Em principio este aspecto inflamado e grande das papilas ( a parte das gengivas que está entre os dentes ) desaparecerá quando pararem de dar o antibiótico mas nas aulas de Patologia Oral foi-nos dito que com certos fármacos aquele aspecto não regride e tem de se partir para cirurgia! :/
Com o bisturi cortar o "excesso" de gengiva que ali está o que diga-se de passagem não é uma operação lá muito agradável :/ Está ainda no campo da Medicina Dentária e pode ser realizado por qualquer dentista especializado em cirurgia.

posted by Kabum | 9:27 da tarde

1 Comments:

Blogger mfc said...

Até me arrepio...mas entendo o teu à vontade a falar do métier!

10:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home