User-agent: Mediapartners-Google* Disallow: .comment-link {margin-left:.6em;}

Dentaria

Tudo sobre Dentaria!! Relatos de experiências, partilha de links etc etc...Tudo o que achar interessante e tenha a ver com Medicina Dentaria, na óptica de um dentista.

quinta-feira, julho 20, 2006

Restauração

A chamada massa.
Como restauração entende-se restaurar uma cavidade com amálgama, vulgo chumbo, ou com resina composta, vulgo massa.

A acção aparenta ser simples, "Abre-se um buraco no dente e manda-se lá pra dentro a massinha e pronto"

Huumm nem por isso é assim tão simples, senão vejamos.

A zona a restaurar tem de estar bem isolada, as resinas compostas não aderem na presença de saliva. Dai terem de usar os rolos de algodão e não se poder andar a passear com a lingua lá no sitio, correndo o risco de prejudicar a restauração.

Após se ter feito a cavidade com as brocas, o dentista vai fazer o ataque ácido, normalmente com ácido ortofosfórico. Este ataque ácido serve para variadas coisas, desmineraliza a dentina, abre os tubulos dentinários, aumenta a energia de superficie etc etc, ajuda na adesão para simplificar.
Posteriormente mete-se algo que ajuda a resina a ficar no sitio. É o sistema adesivo. Pode ser constituido por 2 tipos ou por um, em que o primer o bonding se encontram já no mesmo frasco.

Apenas após estes passos todos é que se pode começar a meter a resina composta, ou compósito, de preferência em pequenas camadas. E ao contrário do cimento das obras, a resina composta normalmente é preciso ser fotopolimerizada, ou seja, precisa de ser sujeita a uma luz para endurecer.
Após isto tudo, no fim ainda se tem de testar a oclusão do paciente, para ver se a restauração não ficou demasiado alta, e no fim o médico dentista faz o polimento da mesma.
Se for uma restauração num dente com endodontia feita, pode ser preciso meios adicionais de retenção, como um espigão por exemplo.

Parece simples restaurar um dente, não é?

posted by Kabum | 4:26 da tarde

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá!
Não sei se sou a primeira pessoa a inaugurar o Consultório do dr. Kabum, mas aproveitava para em primeiro lugar agradecer a visita ao Nosso Cantinho e em segundo lugar, fazer uma pergunta!
Há cerca de seis meses, pus um pivot ( creio ser essa a designação ), com um parafuso de titânio ( segundo me disse o dentista ). Passado puco tempo, notei que se move. Não está fixo. Sei que não cai nem sai do lugar, mas é como quando se tem algum dente a abanar um pouquinho. Será que pode causar algum problema ou não?
Obrigado pela atenção e bom fim-de-semana!

10:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não é a primeira pessoa, mas quase! :p
Algo me soa mal nessa explicação.
O que quer dizer com parafuso de titânio? Era um sitio onde não tinha dente e foi colocado um implante?
Ou esse dente foi desvitalizado e colocaram algo lá dentro que chamaram de parafuso de titânio?
Fiquei sem perceber essa parte...

12:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O "parafuso" (expliquei-me mal) é o espigão. O dente já tinha sido desvitalizado, mas passado muito tempo, saiu a massa de cima e passado algum tempo, começou-se a partir.
Desapareceu quase todo e o dentista disse que tinha de se pôr um pivot, pois as paredes do dente já tinham quse desaparecido.
Desbastou (não sei se é esse o termo) o dente, pôs lá um espigão e uma massa que endureceu com um aparelho com luz.
Mais tarde, fui fazer um molde para o dente e depois de uns dias, fui pôr o dito pivot.Ficou preso (creio eu) à raíz do dente. O m+edico antes de me pôr o pivot, até fez um raio x, para vêr se a raíz do dente não seria muito pequena.
Obrigado pela atenção, mais uma vez!

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah ok, assim já faz mais sentido.
Bem causas da mobilidade, como não refere dores, então pode ser algo simples como uma desadaptação da coroa fixa ( chamado pivot ) devido a uma má cimentação.
Pode também ser uma fractura dessa mesma coroa mas seria mais dificil.
Em ultimo caso fractura da raiz devido a excesso de carga oclusal, força de mastigação.
Isso sim seria mau e daria dores e o dente não teria salvação.
Esperemos que não seja o caso.
Mas se foi assim tão recente o tratamento, tenho a certeza que o seu médico dentista dará uma olhada nisso e corrigirá algum problema que tenha havido.

3:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelas respostas e continuação de boas bloguices!

2:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

q merda de blog!
dasse... 1 puto armado ao prof karambas da dentária... tem dó puto estupido... ve se estudas e ganha juizo... essa nomenclatura e esse paternalismo ja no 5ºano (ja ou so?) ... vais longe vais... DASSE

VADE RETRO

8:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estupido deves ser tu que não compreendes o objectivo do blog.
Se usasse os termos técnicos todos, tinha um blog apenas para ser lido por dentistas e não é esse o objectivo, muito pelo contrário.
O objectivo é levar a Medicina Dentária aos que menos percebem e têm mais dúvidas e receios.

Se não gostaste, não voltes...Não fazes cá falta.
Palhacito anónimo...

12:17 da tarde  
Blogger reborn said...

Faz favor de continuar, é um prazer ler-te :)
Beijinhos *****************

10:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi,sou do Brasil e já acompanho o blog a algum tempo. Parabéns pelo trabalho e ignore o que estupidos como esse possam falar. Procure atualizar mais xD

11:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oi, tou interessada em fazer o curso de assistente dentária, sabes de alguma coisa? a faculdade de medicina dentária este ano nao vais fazer o curso....
gostei do blog

7:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Vanda.
Na minha faculdade havia/há o curso, manda-me um email para mais pormenores.
Fica bem

10:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ola gostei mto dexe espaço eu gostaria de tirar um curso d assistente dentaria + como a vanda tnha dito exe ano o curso de assistent ñ abrio na facul da cidade univ...e keria saber onde a exe curso e onde poxo saber + informaxoes e s tbm fazem provax d selecçao.meu e-mail é:neuzajandi@hotmail.com

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acabei de fazer o canal, e quando fui escovar os dentes cedo, um pedaço que estava cariado caiu...só que ainda não fiz a restauração!!
Gostaria de saber se tem alguma coisa haver, e se com a restauração resolve?

10:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Puz um aparelho nos dentes e agora tenho os 4 incisivos superiores a abanar.´Quando vão parar de abanar?

8:13 da tarde  
Blogger Mika said...

Oi! Eu tb gostei mto de conhecer isto e tb tou mto interessada em saber informações sobre o curso de assistente dentária. Keria fazê-lo m até agr n consegi encontrar um sítio ond o poder fazer apenas na fmdl, m esta n abriu o curso este ano..
Kem souber mande-me p o mail sff: micaela_p_silva@hotmail.com
Obrigada!!

10:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read Rate timeshare yasmin suriah Digitalisierte karten gps pda Used acura coupe 2001 scandisk compact flash Fluoxetine 40mg capsule picture Usb barcode reader vb.net compressed air engine patents Tracy chubby girlfriend http://www.satellite-surveillance-uk.info 256 mb ddr sdram khx3500k2 512 boots remmington hair Legsuit swimwear Leather living room chairs Fast easy reliable cheap internet service provider

7:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sei que o meu caso é o reflexo de descuido do qual não me orgulho, mas que achei por bem partilhar, para que não deixem arrastar uma situação do género que vos possa surgir.

À algum tempo, mais de 2 anos desvitalizei um dente molar no dentista da família. Tratamento que se revelou bastante doloroso. No entanto, semanas depois, estava a mastigar e senti que a massa havia partido... mas como foi numa porção insignificante, não liguei. Deixei passar o tempo... uma semana, um mês, um ano e o dente foi degradando, até a massa acabou por sair e ficarem apenas as "paredes". Mesmo assim deixei arrastar até que o dente, nas últimas semanas partiu, restando apenas uma parcela residual e quase que uma "linha de dente" em volta do local. Há cerca de uma semana surgiu um pequeno abcesso que tem desenvolvido. Actualmente não consigo mastigar. A minha questão para o Dr. é a seguinte: Devo dirigir-me a um clínico-geral para que este me medique e posteriormente a um dentista? Infelizmente não temos urgências em termos de odontologia no SNS, por isso estou neste impasse. É vergonhoso gastar cerca de 60€ por uma simples consulta num dentista.

9:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu Sr. Se "uma simples consulta no dentista" lhe parece caro não vá porque como é simples qualquer um pode resolver o seu problema aliás, eu não ia ao dentista e ia ao medico de clinica geral que penso que simples por simples lhe resolve o problema e deixava que acontece-se o mesmo ao resto dos seus simples dentes que você simplesmente não soube cuidar.

9:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... http://www.messageboardsonlinepharmacies.info Affordable tooth whitening Keno strategy video Filter for outlook express spam Ohio south webster laser tattoo removal proactiv skin care system Military field jacket m-65 digital printing kissimmee answering service

7:11 da manhã  
Blogger Fernando Nightcrawler said...

Minha dentista não fala comigo, e você ajudou eu saber o que ela tanto faz com aquela pistola laser apontada pra mim.. obrigado e parabéns pela clareza no texto.

7:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

BOA TARDE. gostei do vosso site é claro e objectivo e fecicito-vos por ele. TAMBEM GOSTARIA DE TIRAR O CURSO DE ASSISTENTE DENTARIA...mas estou em duvida sobre qual seria a melhor opcçao em alternativa á faculdade de medicina dentaria? sera k me poderiam ajudar com alguma sujestao de um sitio alternativo? obrigado. mail:liliana_coroas@hotmail.com

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem quiser tirar o curso de Assistente Dentário pense duas vezes!Apesar de sermos muitissímo necessários para o funcionamento da clínica,somos tremendamente mal-pagos,explorados em horas de trabalho e nem um "obrigado" recebemos pelo nosso empenho e trabalho.Num geral,a situação é esta para os Assistêntes Dentários,incluindo os que tem curso...:(

9:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

olá,
ontem fui ao dentista fazer a extração de um pré molar e o dentista qdo estava fazendo a extração ele quebrou me dente no meio ,falando q ia ficar um restinho de raiz e q com o tempo o proprio organismo expulsaria, estou com medo de sentir alguma dor. o q faço?

10:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu vou iniciar meu curso lá. Ai vai o site www.sinonimodesucesso.pt para os interessados no curso de ass.dentario....fica em Lisboa no Prédio da F do Porto....abraços edi

12:33 da tarde  
Blogger jorge said...

Olá,
agradecia um esclarecimento acerca de coroas dentária. Estou a pensar colocar 4 coroas nos meus dentes da frente, na dentição superior. Tenho os dentes um pouco degradados e já sujeitos a vários "retoques" ao longo dos anos, notando-se já com cores diferentes em determinadas áreas do dente. Parece que é preciso desgastar um pouco os dentes para depois inserir as coroas nos dentes. A minha preocupação é se não me adapto bem às coroas, pois depois não posso deixar de as usar dado o desgaste que os dentes terão de levar. Será que nota-se muito que se está a usar ali algo nos dentes? Ao comer por ex. nota-se diferenças? Já ouvi dizer que relativamente a próteses (dentaduras) que se nota muito a diferença... que sente-se um corpo estranho na boa e que o mastigar não é o mesmo. Nas coroas será a mesma coisa ou mais dissimulado?
Obrigado a quem me possa esclarecer.

8:12 da tarde  
Blogger Unknown said...

Ola, gostaria de tirar o curso d assistente dentaria, alguem poderia me passar algum sitio para isso, algum site, ou contacto! Obrigada! meu email é julli_franca@hotmail.com

2:14 da tarde  
Blogger Maria said...

Há uns anos parti uma lasca de um dos dentes da frente e reparei-o.Agora esse bocado caiu.Gostaria de saber se o tratemento a efectuar é uma restauração ou uma reconstituição.
Obrigada pela atenção.

1:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá! Estou precisando de uns conselhos a respeito de um dente (último, parte inferior da boca) q ja foi desvitalizado a anos atrás e apos uns anos deu um problema, uma lesao enbaixo da raiz do dente, o dente foi retratado, e o medico meses depois disse-me q ja podia fecha-lo, entretanto agora comecei a sentir dor e fui ao dentista e a medica viu q a lesao nao regrediu e so aumentou pegando o dente a seguir, disse-me q vou ter q arrancar. Eu gostava de uma opiniao, pois este dente irá fazer falta na mastigaçao, (este dente tem uma raiz rara chamada qualquer coisa cisp). Se alguem puder ajudar-me, agradecia.

10:35 da manhã  
Blogger Unknown said...

Ola

Em primeiro lugar parabens pela ideia do blog. Excelente! Para a maioria das pessoas a linguagem de dentista ou de qualquer outro médico é chines, por isso felicitações pela ideia.
o que eu gostaria de saber, caso me pudesse esclarecer, é qual a diferença entre um pivot e um implante? Quando é necessário um ou o outro?
No meu caso, o dentista disse-me que necessitava de colocar um implante pois ja nao tenho a raiz do dente, não ha onde "agarrar" o espigao para o pivot? Isto é mesmo assim ou há alternativa ao implante?
É a que diferença monetaria entre um e outro tambem é substancial.

Obrigada
Ana Santos

11:17 da manhã  
Anonymous Marta said...

Boa noite :) Gostaria de aproveitar esta visita ao Blog (os meus parabéns pela iniciativa, desde já!) e fazer uma questão: é normal que os dentes incisivos, numa dentição saudável e pessoas jovens, abanem ligeiramente, quando "forçamos" um pouco?


Obrigada :)

9:56 da tarde  
Anonymous soraya said...

Ola!antes de mais devo dizer qe gostei do site, especialmente por ser assistente dentaria. a area é fascinante, assistimos a trabalhos que muitos diriam ser impossiveis e nos tornamos realidade alguns sonhos!
Em relaçao a algumas das questoes aqui colocadas senti-me na obrigaçao de responder para puder ajudar na medida dos possiveis. em relaçao ao Jorge que vai colocar 4 coroas a frente é simples. as coroas nao farao impressao, o dente sera desgastado para que se possa colocar as coroas, ou seja, o dente que vai ser desgastado (talhado) vai ficar dentro da coroa, tipo um lego a encaixar no outro (passo a expressao). O mastigar sera normal pois estarao a partida bem cimentadas = seguras. A experiencia que tenho nao ha pacientes a queixar-se de incomodos, apenas os que usam proteses removiveis é que se queixam pois nao se adaptaram mas sao raros. a taxa de sucesso das coroas é de 95% por isso está a vontade caro Jorge.
Relativamente aoem relaçao a Maria que pergunta a diferença de uma restauraçao ou de uma reconstrucao é o seguinte: so muda o nome! Quando restauramos dentes, quando tratamos caries o processo é o mesmo explicado no inicio deste blog: abre-se o dente ate limpa-lo de caries, coloca-se o adesivo apos isolar o dente de qualquer saliva, apos isso o acido e posteriormente a massa ou composito ou ate mesmo resina (3 nomes para a mesma coisa mas ha mais!). Conclusao, se tiver cari, partir ou lascar o dente fara sempre uma restauracao, so vai depender do numero de faces do dente em causa!cada dente tem varias faces:
mesial, distal, oclusal, cervical, vestbular e palatino. se ouvir estes nomes no dentista é normal! por isso fique descansada que tera de fazer uma restauraçao ou reconstrucao, como lhe quiser chamar!
Relativamente ao ou à Lany (peço desculpa por nao saber distinguir F ou M) é mais complicado...
em primeiro a ultima hipotese de um dentista é extrair os dentes, primeiro trata-se as caries, se continuar a dor desvitaliza-se e so em ultimo caso extrair. no seu caso, a questao sao os molares, dentes que usamos para mastigar...nao convem extrair...se tinha essa lesao deveria ter sido tratada e nao deixar passar para o outro molar. Pelo que percebi o "ultimo dente" como lhe chamou tinha uma carie grande que ao longo do tempo foi passando para o do lado, e esse do lado ficou de tal forma "estragado" com a carie que tera de ser extraido. mas informe-se melhor pois realmente é um caso complexo!
para terminar este discurso gostaria de terminar dando os parabens ao criador do blogue pois com nomes tecnicos as pessoas nao iriam entender e assim com linguagem corrente esta apropriado!
Fiquem bem

7:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NuPa:

Quanto ao seu problema, era importante saber há quanto tempo fez o seu tratamento. No inicio, o espigao é colocado no osso e tem de ficar com um pouco de mobilidade (micromobilidade) para poder haver osteointegração, ou seja, o osso poder crescer à volta do implante, como faria num dente normal. Só passado algum tempo deixará de sentir essa mobilidade que explica, caso o seu implante tenha algum tempo, poderá estar a ocorrer reabsorção óssea ou outros vários problemas. Espero ter esclarecido!

Yo - Aluna do 2º ano de Medicina Dent
aria na Universidade Católica Portuguesa

11:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estou deveras pasmado com algumas coisas que aqui li, nomeadamente de algumas pessoas que se dizem da área. Um conselho, têm dúvidas relativas a questões de saúde oral, perguntem a um Médico Dentista, se não ficarem esclarecidos com uma opinião procurem outro até que alguém vos consiga esclarecer. Cuidado, muito cuidado, com aquilo que se diz e com aquilo que se lê ... essa da micromobilidade nos implantes é boa.

António Ferraz - Médico Dentista desde 1999

10:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home